Minha foto
cartógrafo de letras, sensações e pássaros

7.12.2009

VOLUME I : POEMAS PARTE I

O PREÇO

Pobre romântico, tão ingênuo
Resolveu aventurar-se
Brincando com o coração
virgem, imaculado

Aventurou-se por entre as nuvens
Viu lugares como jamais imaginou
O preço desta aventura
O rapaz, tolo, pagou

Entregou seu coração
Achou que não machucaria
Quando sentiu falta dele
Viu que volta não teria

O que era belo, feio ficou
Os sonhos, pesadelos
A vida do pobre rapaz,
Virou de cabeça pra baixo

Tiraram-lhe a alegria
Tiraram-lhe a coragem
Tirando seu coração
O transformaram num mero covarde

E o rapaz aventureiro
Esperando a viagem de volta
Esperou
Esperou
Esperou ..

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 17/03/2008


ESPERANDO

Cruel incerteza
-Retificando
Cruel insatisfação
- Pensando bem
Que há com a gozação

De minha sutil tristeza?

O toque sublime do pincel
Me dá vida, senão
Um arco, um sorriso alegórico
Essa nossa alegria categórica
Que a duras penas
Doem meu coração de papel

E tanto inflama
Teu nome chama
É fogo de quem ama
Nem fumaça vai deixar

Mas me deixa esperando
Sempre na mão
e o pobre coração
Vai se despedaçando

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 21/12/2008


DÓI PRA SEMPRE

Se eu penso no sentimento
Me dói fundo o coração

Volta logo!

Viver pra sempre esse momento
É a pior condenação

Sem ter minha amada
Não tem mais como ser

Deixar de viver pra sempre
Mesmo que tente

É ser nada
Sem ter você

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 21/12/2008



CORAÇÃO FECHADO

Qual a parte de mim
Que morreu
E me fez sentimento

E que fez assim
Me fez seu
Encheu de sofrimento

Meu pobre coração
Ferido e acorrentado
Não pára de sangrar

Ah, venha ver!

Que tristeza em vão
Um coração reservado
Fechado para amar

Só você

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 21/12/2008


NO FIM DE SEMANA

Outra vez, outro sonho que atormenta
Você supõe minha dor e inveja a angústia
Viver preso à memória, preso em si
Quantas vantagens tem ? Quanto silêncio!

Lamenta os olhos baixos e a canção
Nem canção, nem paixão não existiria
Se o pobre coração se rebaixasse
Ao sofrer a perda da identidade

Há tanto humor pra se conformar
Tanta piedade pra enterrar
Poucos olhos pra se enganar

Se um sorriso, um sussurro ou beijo
Se é manhã, sou meu por inteiro
Fica vazio sem gosto de madrugada

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 09/03/2009



TE EVITAR

É triste ver que você mudou
Mudou de idéia, mudou de vida
É lamentável ver tanta tristeza
E ainda um brilho no seu olhar

É cruel não poder te notar
Melhor mesmo te evitar
Evito a dor de cabeça, chateação
Evita tanta coisa pro coração

Mas se é assim que vai ser
Te dou esse tempo pra crescer
Podia ter me procurado pra contar
Que vai em busca dessa outra paixão

Não tenho pressa, ainda há tempo
Mas a falsidade desse teu olhar
Dói mais que a vontade de te encontrar

Não quer um ombro amigo, quem diria
Você que sempre me contava seu dia
Agora chora nos braços desse aí

Um dia ainda chega a hora
E se eu não cansar dessa demora
A gente ainda pode se cruzar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 14/03/2009


PASSA BATIDO

Vai, me alegra com um sorriso
Alarde o corpo inteiro
Ao me ver de longe chegando
Faz que é pouca, sua vontade

Dá um suspiro, passa batido
Não liga pra essa sua metade

Eu fico lá, escondido
Adiando o meu sofrimento

Eu fico só e ainda lamento
E te amo, arrependido

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 16/01/2009



O SALTO

Triste me sinto inspirado
Por um minuto, segredo
Faço-me quieto, calado
Por um minuto, sem medo

Sem medo de gritar, de ser
Pensando em tudo, em viver
Isso é tudo muito rápido
Nada que nos faça sorrir

Por um minuto, só um minuto
Em um minuto, viver.
E sorrir, cantar, chorar
Tudo é rápido, confuso, eu sei

Mas se deixar levar
Lavar o rosto suado, amedrontado
Em um minuto só, um trago
Um minuto, e já se foi

É o fim, é o tudo, é nada
Tudo que foi, nem é mais
Em um minuto, tudo que tinha
Jogou-se lá do alto

Um minuto pra sempre
,










... jamais ...

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 16/08/2008



SONHADOR

A alma desvairada
De um pobre sonhador
Perdido pela estrada

O pensamento vai lá longe
Buscando no passado
E o pobre sonhador
Agora está arrasado

Vai sonhando com o futuro
Amores que viveu
Cessa sua vida no escuro
Onde sempre se escondeu

Entrega agora seu coração
A mulher que mais amara
Ela jamais o perdôou
Por tudo o que passara

Amanhã estará morto
E seus sonhos, versificados
E em algum lugar do céu
Outro coração apaixonado

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 17/03/2008



ILUDIDO

Tudo se inverteu-se subitamente
E sem previsões e sem anuncio
Mudando tudo de repente

Parece até um jogo
Com essas suas maneiras
Haveria eu me perdido assim?
Perdido as esperanças

Nosso conto de fadas mudou
Agora um drama doloroso
Tudo piorou

Antes era eu o indiferente
Enquanto voce morria de amor
Agora quem chora sou eu
Enquanto nem sou mais suficiente

O que aconteceu com o amor
Como pôde tudo sumir
Fico aqui esperando um sinal
Esperando sua ligação

Querendo saber se vai ficar tudo bem
Se terei você ao meu lado
Agora ouço suas ironias
Suas palavras mortas, frias

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 18/02/2008



.. E ME ABRI

De que adiantou eu me abrir?
Foi abrir meu coração
E esperar pra você me ferir?

Uma armadilha, uma dor incerta
Uma faca cega atravessa meu peito
Pior é lembrar de tudo como era
A dor da solidão na hora em que me deito

Choro incessantemente
Buscando me refugiar
Nem te tiro da minha mente
Esperando a hora de me atirar

E olho tudo de cima desta ponte
Penso em tudo que ficou pra trás
Falta um minuto para meu final
Será que debaixo te amarei ainda mais ?

Vou viver sem alegria
Me refugiar no meu universo
Sem cor, sem rosto
Sem beijos, sem lábios
Sem dores, sem males
Sem sabor, nem paladares

Por fim,
Adeus

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 16/01/2008



CONFISSÃO

Não!
Eu não sei se sei quem sou
Não!
Eu não penso em mais nada
Sei!
Que é dificil entender tudo
Mas!
Seguimos em frente
Frente a frente é dificil
Dizer tudo que sente
Mais!
Mais difícil vai ficando
Tente!
Direi tudo ainda
Sei!
Que as palavras travam e entalam
Saberá
Tudo que sinto e pensei durante todo esse tempo

Tempo.
ao tempo.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 28/11/2007


O FIM

Eu tentei,
tentei até nao mais tentar
Mas foi em vão, do contrario,
vi tudo ruir, desmoronar

Depois de tudo que passamos
fica dificl saber o que é certo
Ah, seria tudo mais simples
se você estivesse sempre por perto

Não adianta lamentar,
mas é o que o romantico faz
Chora, grita, lamenta
sempre correndo atrás

Comigo não é diferente
vou tentar até nao dar mais
E mesmo se assim nao der certo
acho que nunca ficarei em paz

Talvez voce tambem quisesse
não tenho certeza, nao sei
Mas nunca duvide do que digo
eu sempre, sempre te amei

Nao me engano de tais palavras
mesmo que possa lhe parecer
Finalizo esse poema
querendo mesmo desaparecer.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 01/11/2007


ENIGMA NUM BECO ESCURO

Um enigma, tão certo
E tão incerto, este sou
A quem me olha, sou tudo
E quem me entede, sou nada

A vida que passa, já nem
De tristezas sou feito
Esta lágrima que escorre
É mentira, é mentira

Tudo que ver, esquece
O que escreveu, apaga
Copo de sangue, na pia
Anjo lúcido, da noite

Falo sozinho, falo comigo
Não tenho nada, nem inimigo
Sou trasnparente, sou como véu
Vagando só, por outros corpos

AS cortinas vão se fechando
Os olhos se abrindo, sim
E novamente, largado sou
E jamais notarão minha falta

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 01/11/2007



A SAUDADE

Em certo tempo,
Aprendi que a saudade
Por si, só
Quer dizer mais que
Todas aquelas palavras
Que você já me dizia,

Ela não se engana,
Não se finge
Aquela que aflige
Sim,
A verdadeira prova de amor

Porque a saudade só,
É a maior dor,

Maior que a de amar
Pois só se sente
Quando não tem mais,
Aquilo que um dia foi seu

E por meio dessa conclusão
Vejo que meu amor por voce
É minimo diante de toda,
Mas toda saudade que sinto
E você é,
E sempre será

Aquela por quem sentirei
Saudades eternas,
Mais do que o amor,
Que ficará pra toda vida.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 05/11/2007



SÓLIDA SOLIDÃO

Já me acostumei com a solidão
Não a de não ter com quem conversar
Nem a de não ter a quem beijar
Mas a de mim mesmo

Não sei se fiquei só, ou se nasci só
Sei que cresci querendo não ser
E quanto mais procurava alguém
Ficava sólida a minha solidão

Não fui feito pra ser só
Por isso faço companhia a mim mesmo
Talvez seja assim, até o fim dos tempos.

Mas quando sinto seu cheiro
Quando olho nos teus olhos
Ah, pra que solidão!?

É só ver você, sua feição.
Que me desconcerto, me atrapalho
A timidez bate como martelo
Me sinto tão desprotegido

E ao mesmo tempo que estou nu
Posso sentir teu abraço me confortando
E aquela antiga solidão
Vai embora e dá lugar ao sentimento da paixão

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 23/11/2007



FORA DE LUGAR

No sofrimento
A razão

Veio a mudança
A emoção

Tudo fora
Fora do lugar

E sem lugar
Fiquei

Escolhendo

Meu lugar
Minha emoção
Minha razão
Fora

Do meu lugar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 03/07/2008


ANTÍTESE

Quem sou eu?
O que sou eu?
Se soubesse responder a ti
Estaria mais do que satisfeito
Pois maior satisfação
Do que conhecer a si mesmo
Não há
Porém conhecer o desconhecido
É perder a ilusão de tudo
E tudo,
Vira nada.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 29/10/2007



VERSOS "DES"ENTERRADOS

Escrevo muito
Escrevo por escrever
Escrevo pra mim mesmo
E ninguém mais pode ler

E um dia, ah, um dia
Estes versos serão encontrados
Aí saberão o que eu fazia
Enquanto estavam tão concentrados

São palavras, apenas palavras
Algumas, belas formas tem
Mas a beleza de tudo isso
Está no que os outros não vêem

Na minha cabeça ou no papel
Tudo o que vêem é fantasia
Universo sem cor e alegria

Escrevo com meu sentimento
E não com a razão
Eles acham que tenho um grande cérebro
Mas tenho mesmo um gigante coração

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 30/10/2007



AI MEU BEM

Ai meu bem
Como vai você
Tô esperando tanto tempo
só pra dizer que nem tenho mais tempo
Pra te olhar e dar um oi

Nem mesmo um sorrisinho
Não, não perco mais tempo
Jogando conversa fora
E deixando tudo passar

Nem passa-tempo, nada serve
Todo o tempo perdido
Só preciso de tempo
Pra não ter mais tempo pra você

Se ficar mais tempo aqui
Me deito e durmo
Pois perco tanto tempo acordado
Pra dormir e sonhar com você

É muito tempo pra ficar à toa
E faz tempo que agente não tá numa boa
Então faz um favor pra gente
E fica deitada aqui do meu lado

Ai meu amor, me nina só por hoje
Me dá o gosto de te ter
Aqui do lado e aqui dentro
Meu bem tudo que quero é te querer

Mas estes lençóis agora quentes
Úmidos com o nosso amor
Só não quero te largar mais
Pra não acordar e ver o que me tornei

Meu deus, o que foi que fiz
Tirei-lhe a vida assim sem saber
Mesmo sem ver, agora que faço
Com seu cheiro cheirando a sangue

Meu deus, diz que ainda é sonho
Que a faca é cega, e eu também
Me diz que os lençóis agora turvos
São o vermelho quente do nosso amor

Se este pesadelo continuar
Não quero nunca mais dormir
Mas se estar acordado é tanto sofrimento
Não mais quero viver este momento

Então me dá um último cigarro
Que é pra celebrar os bons pulmões
Desperdiçados junto com meu sangue quente
Que agora escorre junto ao meu lamento
Como a noite, em silêncio

Morri

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 31/10/2007



APRISIONADO AQUI

Preso nesta sala de loucos
Faço da minha rotina sádica
Uma visita a um lar de estranhos
Todos, figuras eloqüentes

Se tens algo para falar
Que seja interessante!
Para ouvir loucuras crônicas
Basta eu estar consciente

É este som que me atordoa
E quando acordo pra viver
Sou impedido por estas bestas
Esses seres que vivem a vida à toa

Deprimente isto é, só sinto desprezo
É como uma prisão em meio-período
E só de pensar nas paredes escritas
Palavras que são comuns, me desespero

Se me faço amargo, sou apático
Se me distraio com o som dos pássaros
Sou só mais um alienado, comum
E se desprezo o comum, sou deixado de lado

Não sei quando a superficialidade
Se tornou de gosto comum
Não sei quando parecer alguém
Deixou de ser desprezível pra ser virtude

No bom-dia cínico, um sorriso sádico
Se fôssemos mais nazistas
Certamente isso seria vetado
Mas enquanto formos santos, tudo será qualidade

A ignorância e desinteresse
Me remoem o estômago
E minha vontade é de regurgitar
Mas soltar palavras em forma de grito

Um grito talvez de liberdade
Se alguém acha que precisa ser libertado
Pois quando olho a mim mesmo
Não vejo ninguém ao meu lado

A solução,

"Mate agora ou cale-se para sempre"

Um pouco exagerado, sim
Mas o silêncio que ecoa
Logo após a execução
Agora compensa tanto tempo de indiferença
A indiferença que sofrem os diferentes.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 31/10/2007



VERSO DE VARA

Meus sonhos de partir
Já nao me impedem
Minha mente sucumbe
Até perder o controle

Diga-me, o que tens em mente.
Diga a todos, o que sente
Ou se prenda na ilusão
Essa ilusão de viver

Preciso de alguém pra me dizer
Dizer que não sou louco
Nem que seja por um olhar
Manso, sincero e único

Só diga-me que me ama
E como se nada tivesse acontecido
Beija-me, beija-me com lábios amanhecidos
Agora, durma.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 01/11/2007



INSANA-MENTE

Esse vício mórbido que tenho
É um vício tão vital
Que mesmo por dizer assim
Prefiro manter minha loucura em mim

Dou sinais de insanidade
Uma loucura, até que crônica
Dizendo coisas e mais coisas, sem sentido
Meus pensamentos de uma forma tão irônica

Mais uma vez,eu não consigo segurá-los
Eles escapam mesmo , sem que eu perceba
E pelos gritos e sorrisos loucos durante a noite
Nestes versos tão sangrentos, eles vem a tona

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 05/11/2007



ÊXTASE ou ORGASMO LÍRICO

Olhar,
Olhar sério
Olhar compenetrante

Mãos,
Mãos entrelaçadas
Mão dadas
Mãos entregadas

Beijo,
Beijo leve
Beijo apaixonado
Beijo compenetrado
Beijo empolgado

Sentidos,
Sentidos aguçados
Sentidos aumentando
Sentidos em colisão
Sentidos sem direção

Toque,
Toque sublime
Toque suave
Toque gentil
Toque firme
Toque agarrado

Silhuetas,
Silhuetas desfiguradas
Silhuetas desengonçadas
Silhuetas entrelaçãdas
Silhuetas firmes
Silhuetas luxuriosas
Silhuetas dadas, entregadas

Corpos,
Corpos suados
Corpos selvagens
Corpos ofegantes
Corpos sublimes
Corpos agarrados
Corpos dados
Entregados
Entrelaçados


ÊXTASE vem
ÊXTASE vindo
ÊXTASE passando
ÊXTASE chegando
ÊXTASE brotando
ÊXTASE se jogando
ÊSTASE, ÊXTASE, ÊXTASE

Êxtasiou-se, agora estático

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 07/11/2007



AMBIENTE-CONSULTÓRIO

Tá Bom
Vamos falar
De sentimento
Mas espera
Só um momento
Que eu preciso
Me ajeitar
É que esta poltrona
Tá nova, meio dura
Não parece muito segura
Nao sei, mas prossiga

Nesta sala

Quero que você diga
Tudo que sente
Tudo que vê
Quero saber seu presente
Pro futuro poder prever

Vejo muita prosperidade
Muita alegria
Muita felicidade
E pelo que vejo
Tens boa saúde

É muito comum
Agente ver doença por aí
E se ilude

Mas fica tranquilo
Que de dinheiro
Esse não vai faltar

Só não pago a escola
Porque a internet
Não dá pra cortar


Epa, olha lá quem vem
É o homem de branco
Vai e dorme
Finge que tá tudo bem.
Que daí você já sai
No máximo semana que vem.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 07/11/2007



AINDA PAGARÁ

Onde estão aqueles sonhos
Aqueles sonhos que me roubou
Maldito ladrão de vidas
Que minha alma amaldiçoou

Olhe pra frente agora
E veja tudo destruído
veja o chão sujo de sangue
E mais um coração ferido

A imagem de você sorrindo
Imprestável aproveitador
Sorria enquanto pode
Antes de sentir a dor

Quando apagou toda a memória
Apagou todas as esperanças
Enquanto o fardo que carrego
Fica sempre na lembrança

Mas um dia você paga
E esse dia há de chegar
Então sorria enquanto pode
Até parar de respirar

Enquanto houver sangue dentro de você
Vou sugar a sua alma
Ver sua vida se esvaindo
Enquanto aproveito minha calma

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 21/03/2008



TENTANDO ME ESQUECER

Eu sei, estou me afastando
E agora é pra valer
Eu fujo de um conflito
Eu fujo é de você

Mas eu procuro
Fico pensando
Só um pouco em me perder

Então eu fujo de mim mesmo
Vou tentar me esquecer
Estou tentando me afastar
Juro, louco por você

Eu não sei mais o que é isso
É tão sofrido meu viver
Eu vou vivendo a mesma vida
Procurando me perder

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 05/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário