Minha foto
cartógrafo de letras, sensações e pássaros

7.12.2009

VOLUME I : POEMAS PARTE III

EM PAZ NO MEU LUGAR

Estar aqui sem querer
Existindo pelo prazer
Um passado, lá atrás

Deixa a saudade

Minha única vontade
É viver mais um dia
Procurando uma dose de alegria
Num sorriso mais gentil

Acordo num tempo mágico
E até o céu me sorri

Lá fora, na varanda
Tanto sorriso ainda por vir

O canteiro das flores celebra
Mais um dia que vivi.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 08/03/2009



DESCOBRI

Finjo, na tristeza que vivo
Minha alegria covarde

Que alegria eu tive
Ao descobrir nessa tristeza

A minha arte!
Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 15/11/2008


CANÇÃO DA VIDA

Mas se essa vida é tão boa
Eu quero aproveitar
Não quero ficar à toa
Vendo a vida passar

Eu quero passear
Quero ver o mar
Quero me distrair

Eu quero rir
Também quero cantar
A beleza da vida

E não ter nada
Com o que me preocupar
Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 18/11/2008



ESTAMPADO AMOR

Vamos celebrar tudo
O tudo que é hoje
O coração cheio de alegria
A alegria de amar e viver

O sorriso estampado aqui
Este é verdadeiro
Assim como estes versos
Versos estes exintos

Nesta nuvem de aromas
Me descobri apaixonado
Mas paixão é passageira
E eu não sou passageiro não

O amor não se borda
Se estampa, não estanca
É muito pra viver agora
E muito pra viver ontem
É demais pra viver além de hoje

E amanhã eternamente pra sempre

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 04/11/2007



De tantas formas eu tentei
Tentei fazer a obra perfeita
E desde que comecei, pensei
Como a Monalisa foi feita

Foram alguns dias, semanas ou nem
Talvez poucas horas, não sei
Da Vinci tentou, Camões também
Eu sou humano, e tentarei

Começo dizendo o que você fez
Você me esqueceu, me torturou
Deu pra ver logo no primeiro mês
Que você não ia me dar valor

Malditos versos, essa merda toda
Me confunde, me aflige, me tortura
Agora eu mudei, mesmo sem querer
Acabou a rima, que se foda


Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 04/11/2007


EXPLOSÃO!

*Bum!
Explosão de amor
Vermelhidão cega a iris
Paixão grita meu nome
Você geme meu coração
Nao falo tanto de amor
Nao tanto quanto gostaria

Mas é que sou assim
Sou timido, sou colecionador
Coleciono derrotas, decepções
Meu amor, é mesmo só meu
E ninguem mais pode saber

E se quiser me ligar
Me liga
E se nao quiser
Some, vai.

Desaparece

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 08/11/2007



É FEITIÇO

Não se engane
Não
Não se iluda

É paixão
é passageira
Dessa vez é passageira

Olhando pro céu
Cheio de estrelas
Esse feitiço
Claramente feitiço

Confunde muito
Apagando tudo

É passageiro
É confortante

É feitiço
É solidão

É um segundo
Só de paixão
Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 27/06/2008



OUTRO POEMA DE AMOR

Lá vem eles
Cheio de cor
Versos sensíveis
Cheios de amor

Outra ilusão
Outra alegria
Outro descontamento
Uma nova agonia

Mais uma vez
Tentando me abrir
Enganando o coração
Tentando sorrir

Bem facilmente
Saudade à tona
Olhares distantes
E o outro mente

Mais uma vez
Estou condenado
Em pouco tempo
Eu,

inconsolado

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 27/06/2008


SINTO

Sinto em dizer
Mas é saudade
Saudade de você

Sinto saudade
Mas é tristeza
Tristeza em te ver

Sinto tristeza
Mas é coragem
Que me falta pra falar

Sinto medo
Mas é só medo
De sentir coragem pra falar

Falar que é saudade
Da minha vontade louca
Essa vontade louca de te amar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 03/07/2008


ME AMA (ENQUANTO ISSO DURA)

Que sentimento mais gostoso
Um olhar meramente apaixonado
Confunde todos os sentidos
Encantamento a dois, que maravilhoso!

Faz-me duvidar da vida
Acreditar em milagres
E que milagre é você
Que milagre somos nós

Se o mundo gira, não quero descer
Aproveitar a corrida
Só pra dizer, que te espero lá embaixo
Você é o amor da minha vida!

Agora, nem que seja só agora
Mas seja minha, não seja breve
Seja eterna o quanto puder
E depois me liga, me liga

Vem, vamos com calma
Temos todo o tempo do mundo
Mas larga daquele canalha
Senão não acordo desse sonho
Não
Não acordo

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 07/07/2008


VEM

Me olha lá distante
Me diz o teu segredo
Vem falar, do seu amor
Do que tem medo

Vejo promessas
Lá no fim do caminho
Esse seu sorriso
Dúvida, que dúvida

Mas ainda sim,
Vem mansinho
Vem devagar
Vem sorrindo pra mim

E no seu diário
Voce vai escrever
É ele, sei que é
É ele que eu vou convencer

Então não demora
Vem
Que a hora é agora
É a hora certa
Hora de se apaixonar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 08/07/2008



NÃO PASSA

É a fumaça saindo pela janela
Levando toda saudade embora
E o seu cheiro ainda no ar
Me mata logo, me tira daqui

Não faz essa cara
Essa cara de quem ainda me ama
Porque não ama, não
Ninguém ama, ninguém pode

Meu coração dividido
Entre agonia e desespero
Que dúvida cruel
Me tira desse poço sem fundo

Não dá mais, não espero
É um dia, um mês, ou nove
Um novo dia, um dia que passa
E passa sem você passar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 22/09/2008


DIA VINTE E CINCO

Todo dia vinte e cinco
É a mesma tristeza
É aquela incerteza

Se o dia vai passar
Ou até mesmo a dor
Mais um dia, sem meu amor

De novo dia vinte e cinco
Mais vinte razões pra te odiar
Mesmo com elas decoradas
Fica difícil não te amar

Vai, desfaz o feitiço
A mágica, ou o que me prendeu
Tira de mim essa idéia
Essa idéia rídicula que sou teu

Não quero mais teu corpo
Nem as razões que você tinha
Não quero mais ouvir teu nome
Nem pensar que você ainda é minha

Chega de pedir desculpas
Me inconformar com teu adeus
Justificando seus malditos erros
Dizendo que eles são meus

vinte e cinco versos.
Todo dia sem respirar, todo dia
Infinitas razões pra te amar.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 22/09/2008



VOAR

Tudo que possuía, agora
Vai tomando sua forma
Indo embora, assim sem menos
Como se nunca tivesse sido
Meu

Nada acontece por acaso
Eu sei, e agora pela primeira vez
Deixado ao acaso, sem descaso
Serei eu, serei só meu

Me sentindo só, triste
Sentindo-me levemente sóbrio
Buscando novos caminhos
Agora sou livre pra voar novamente

E tudo que um dia possuí,
Se um dia quiser voltar
Que volte, como for, agora
Não faz mais diferença

Agora sou meu, não sei
Se já fui de alguém
Senão meu mesmo, eu mesmo
Me sinto assim

Me sinto livre
E agora vou voar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 05/10/2008


A DESPEDIDA (DELA)

E de repente, tudo que conhecia
Tudo que tinha, e não tinha mesmo
Acabou, ruiu, restando apenas saudade
E que saudade é essa afinal?

Você me deixou na mão, e como
Confiar na tua mão, se essa nunca
Me deu, tanta tristeza no meu olhar
Entorpecido pela perda que tanto quis

E me deixou aqui pra dar importância
A algo que jamais entendera, assim
vai embora logo e tento esquecer
Que um dia quis ser o seu bem-querer

Passei tanto tempo ao teu lado,
Pra entender que depois de tanto tempo
Não tem importancia, e nunca fui
Aquilo que me fez acreditar, tua vida

De que vale chorar tua partida
Esperar que o tempo apague teu rastro
Como se não fosse nada, foste
Meu aprendizado, e tenho carinho por ti

Mas seguirei meu caminho, enquanto
Te esqueço e me despeço de nós dois
Com as palavras que nunca me disse
Eu te amo, hoje.
Domingo

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 05/10/2008



VAI PASSAR (O FIM)

Como estava não seria mais
Um momento único e teve seu fim
Fora as palavras, as brigas e as fotos
Fico grato pelo que fez por mim

E agora ganho somente um descaso
Nem mais abraço, é triste assim
Ver voce se desfazendo, tirando esse fardo
Me afastastando de ti, só pra ver o fim

Ver teu rosto chorando, lamentando nós dois
Está tudo acabado, inclusive o amor
Obrigado por tudo, até pela dor
Cresci ao teu lado, hoje sou bem melhor

Chegou a hora
Nosso amor desgastado vira silêncio
Que antes calado começa a soluçar

Acaba logo, guarde tuas palavras
Por mais que nao sejas capaz de falar
Te amo, mas ainda vai passar.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 06/10/2008



MOÇA DA JANELA

É por essa janela que ela vê tudo
Vê o mundo, mas não o toca
Vê prédio, casa, vê maloca

Mas não vê desta janela
Que eu passo e olho fundo
E olho sempre nos olhos dela

Esse sorriso é maior que o mundo
Maior que o meu, o meu sorriso é ela
Que moça linda, que a luz revela

Que moça é essa, que tem nome de flor
E todo dia abre, pétala por pétala
De noite se fecha e me faz sonhador

Essa moça tem uma beleza ainda
É linda, é díficil de esquecer
Eu fico de joelhos, rainha
Porque todo dia sonho com você

Eu fico sempre esperando, esperando
Largado embaixo do sol, sem jeito
Eu fico contido, me desesperando
E essa luz faz eclipse no meu peito

Chega a noite eu nem vejo a hora
Mesmo que a sombra vá embora
A noite não me assombra, não

Daí espero um outro dia
Ver o sol nascer, em harmonia
Doce donzela, me palpita o coração

Eu espero ela sorrir
Pra eu poder me abrir
E o sol na sua janela entrar

E no dia que ela se for,
nem sol, nem flor
[Nem janela
Ah, vou sentir a falta dela
E nada
Nada vai me alegrar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 27/11/2008



DO DIA EM QUE MEU CORAÇÃO SE QUEBROU

Estou escrevendo esta carta
Esse amontoado de pensamentos
Pra tirar de mim esse peso
Essa dor, esse fardo que carrego

Meus dias tem sido noites
Sonhos são pesadelos
E meus pesadelos nem queira saber

Queria abrir os olhos
Ver você ao meu lado
Esperar o dia amanhecer

Agradecer por você
dormir de noite tranquilo
Sabendo que o meu coração
É onde você realmente está

Não ficar vagando de lá pra cá
Esperando a hora de esbarrar com você
Deixar cair meu coração
Esperando você recolher

Recolher os pedaços
Relembrar dos abraços
Agora são só passado
Memórias de um coração arrasado

E não importa o quanto ajoelhe
O quanto peça pra voltar
Sei que nada vai mudar
A não ser que o coração te aconselhe

Sou só parte do passado
Que pra você está desfigurado
Talvez deseje que estivesse enterrado
Pra não ter mais olhos para sua antiga paixão

Nesse tempo, não esqueci o que é o amor
Vagando sozinho, me sentindo perdido
Mas é que me trouxe tanta dor
Aquela canção não tem o mesmo sentido

E estaria aqui pra sempre
Estaria aqui para tudo
Até que um dos dois ficou surdo
E o outro tornou-se mudo

cada minuto sem você
É espera, uma vida torturada
É sonhar em poder ter tudo
E ao mesmo tempo não ter nada

É tentar entender que a vida é dura
E com você passaria num instante
Algum dia talvez se lembre como é pura
Aquela lágrima pra mim, tão degradante

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 13/12/2008


NO ESCURO

Teu muro
Meu mundo

Há fortaleza

E tudo puro
no claro

sem canto
[no entanto
não paro
mas vejo
nosso escuro
e no teu beijo

Há Beleza!

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 15/12/2008


AOS CUIDADOS

Sei que assim não fica fácil
Ora é descaso, de repente me sorri
Mas enquanto eu me viro
Te vejo da esquina
Penso no que eu (me) perdi

Falar é muito mais
Difícil é esquecer de agir

Não me deixe esperando
Que o meu desespero não hesita
Eu me despedaço a lhe pedir
Mais um pecado e nada mais

Tenho tanta coisa pra falar
Vou guardando tudo pra depois
Tudo se perde num só abraço

Aí eu penso em fazer um laço
Num só nó entre nós dois


Só não penso em desamarrar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 16/04/2009



DO VENTO

Não, não se deixe levar pelo vento
O vento é só vento
Um suspiro ou acalento
Traz consigo muito mais

Se até a calmaria desperta
A falta de ar também faz sofrer
O que é a distância pra um olhar
Enquanto o outro fica a esperar

Seus medos são os meus ainda
E mesmo que seja em segredo
Não há porque se enganar

Se seu medo é tão cruel assim
Que seja meu medo também
Numa noite tão cheia de vultos
Essa sua ausência me assusta mais

Quem quer esse vento pra si então?
Esse vento engana tanto
Traz o medo, o abraço e o suspiro

Meu suspiro é sincero e real
Maior que o medo de insistir
Não é o primeiro nem o último
E nem vento, nem medo
Afastarão os dias por vir

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 20/04/2009



PENSA EM MIM

Chegou
de brincadeira
Começou
de qualquer maneira

Foi assim
que eu me perdi

Nos teus braços
Teus encantos

E é tanto
Pra me decidir

Pensa em mim
Não penso em partir

E ao te ver
Saudade vai

.. se distrair

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 14/05/2009



SEMEOU

Se ..
Semeou
Tanto que sou
Meu eclipse
Abençoou

E fui ..
La -laiá- pidar
O nosso canto
Imortalizar

Dos teus versos
Nasceu um trato
Com nosso tato
Esmeralda .. ficou

Então vem
Fica comigo
Sou teu amigo
Sou o teu bem

Abre ..
A janela e deixa
A luz .. entrar
Deixa de graça
Sai dessa casa
Deixa a poeira levantar
Nosso amor virou samba
Vem dançar

Meu amor ..
Juro que sou
Sou jardineiro, amante
escritor ..
Faço verso com cheiro
e cara de flor
Acordei para a vida
Hoje juro
que sou ..

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 29/06/2009

LEMBRA

Que será que me diz
Desse amor riscado de giz
Fala tanto de mim e quis
Tão maduro quanto podia ser

Vem falar que amanheci novo
Tenho uma canção meio torta
É da porta pra fora
Numa reta, um segmento só

Um abraço ora amigo, ora aflito
Me dando esse olhar amargo
Dá seu passo mais largo
E a distância lhe cai bem

Nesse ritmo introvertido
De conflitos sinuosos
Quanto mais dói se dosa
No riso tem um choro contido

Um dia volta e respira
Foge das caixas de terapias
Lembra, ali foi feliz
Lembra
por um triz

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 22/06/2009

DESPEDIDAZINHA

Nossa desconversa
Vai diminuindo
O afeto
O laço
A fé

Sem amor, de perto
Sem abraço
Vai sumindo
Vou indo
A pé

Vou descalço
Vou em paz
vou sozinho
um choro, não

chorinho

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 18/12/2008


APAGANDO-ME

Se eu apagar meu passado
Apagarei com ele meus erros?
Se apagar meus passos
Apagarei quem sou hoje?

A chuva vem arrastando tudo
Vem trazendo logo à tona
Todas as tranqueiras enterradas
Todas as derrotas entaladas

Vem e traz minhas fotos
Dos momentos que quis guardar
Mas que mesmo la atrás
Foram os mesmos que quis apagar

Se eu apagar minhas glórias
Ainda sou um vencedor?
Esconderia toda a sujeira
Se pintasse tudo de outra cor?

E aquele último beijo
Que o tempo insiste em afastar
Pernas trêmulas, sorriso triste
Enquanto ia, vi você me apagar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 20/09/2008



NÃO OLHA PRA TRÁS

Se confia
Fecha os olhos
Vai a luta
A luta não aguarda
Não fica na janela
Nem espera o sol raiar

Se agora é a hora
Não espera a demora
Nem mesmo o acaso
Vai, larga o que te atrasa
Encara teu fardo

Não olha pra trás

E com o amor
O que é que faz?
Fecha a ferida
Mantém a cabeça erguida

Não olha pra trás

Desfaço das memórias
das musicas e poemas
Das cartas rasgadas
das noites em claro

O sufoco que traz
Deixa de lado
Fecha essa porta

Não olha pra trás

Talvez num tempo
Bem distante os meses
Lembra dela às vezes
Mas não esquece

O que planta, floresce
Num jardim, pousa a dor
Uma árvore lá cresce
Traz seu cheiro numa flor

Seu cheiro dá saudade
Seu beijo é vontade
Seu amor me faz mal

Te querer como sempre
É dificil ter paz
Mas fechei essa porta

Não olho pra trás

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 26/01/2009

AMOR PASSOU

Se a gente se parece, não lembro
E nem fui eu quem começou
Daquela vez nem faltava assunto
Éramos sós, nós e o mundo

Mas veio o tempo
Tudo ficou lento
Faz falta nossa conversa
Um papo cabeça, TV sem pressa
Quebra-cabeça velho, falta peça

O cheiro é sempre o mesmo
Você vem e eu nem beijo
Alma gêmea, cara metade
Românticos!
Amor para Eternidade?

Não existe Amor de verdade
Existe trabalho, força de vontade

Atração é passageira
Amor vem de carona
Na hora certa, vem à tona
Rouba os olhos de brincadeira

Passam os anos, passa a paixão
Com os anos, nem mais coração
Sem os beijos, sem os abraços

Foi-se o Amor
Desfez-se o laço...

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 20/04/2009

Um comentário: