Minha foto
cartógrafo de letras, sensações e pássaros

7.12.2009

VOLUME I : POEMAS PARTE II

CONTRA VERSO

Eu sou uma antítese
E nem sei se posso negar
Se todos dizem que gostam d'água
Eu digo-lhes que amo o ar

E o pior de toda essa contradição
É que nem sei se é sim ou não
E se vou rimando assim tão facil
É para que saibam que é do coração

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 30/10/2007



INSPIRAÇÂO

O que é inspiração
inspiração é um momento
inspiração é sentimento
inspiração é palavra solta
inspiração é palavra morta
é morte na vida
vida na morte
Morrendo se cria
Vivendo se morre

Inspiração é
Você.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 07/11/2007



FRENTE AO ESPELHO

E em suma minha vida
foi toda um sórdido egóismo
e de tão egoísta que fiquei
Em meu mundo seguro me fechei

E de que adiantara ficar
Sozinho num mundo em que só
Ficava seguro e sem a companhia
De tudo e todos, restou-se a dó

Que sentimento mais vil
Por entre os homens, o pior
Pois agora sozinho e miserável
Me tornei um homem menor

Ai daqueles que ousarem me ofender
Com tais palavras que disse antes

Serão homens tolos, ignorantes
Pois meus defeitos, aceito com medo
Pior é o Burro que fica a apontar o dedo
Fronte ao teu espelho vislumbrante

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 06/10/2008



Hoje não quero escrever
E alimentar o vício
Não quero escrever
Nem que seja por ofício

E que bem há nisto?
Jogar palavras ao ar
Colocar algum sentido

Se penso, logo existo
Mais fácil não pensar

Como se não houvesse existido
Na imensidão, me afogar
Hoje não escrevo
Estático, sem respirar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 16/10/2008



RIQUEZA

Senhor! e senhoras também
Mais importante pro homem
É ser mais rico que o outro
Ou ao fim de tua vida, ter alguém?

Viver vida plena, só
Cheia de regalias
Ter a casa cheia de filhos
que lhe encha de alegrias

Fraquejo-me diante da questão
Peco pela insegurança
De minhas crias e também do coração

Contando os dias para o fim
Enquanto ainda há tempo
Que memória restará de mim?

Desta me desfaço

Ao menos um pedaço
De minha riqueza
[que seja
Não a material
Mas a que a alma almeja

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 15/11/2008



ME MUDAR

Quero traduzir em palavras, essa angústia em meu peito
que me prende a escrever apenas o mal que me resta
a alegria escondida, a frase não construída
tudo faz parte do que eu queria ser
poderia do dia pra noite, deixar de ser eu,
pra ser eu mesmo, assim, como quero ser
deixar pra trás os nomes, e nascer de novo
essa angústia que me assombra, ir embora
e me restar só o ar, e nada mais
um momento de mim mesmo, e do mundo sair
não existir, ser eu mesmo, eu e a terra
um só, e viver plenamente, plantar letras
colher palavras e distribuir meus versos pelos campos
e por lindos campos, eu os plantar
que floresça minha geração, não a das angústias
não a do anseios, despedidas e sofrimentos
não a dos momentos em que morri de amor
que a árvore que floresça, seja da vida
do amor, acima de tudo, o amor
que seja colhida pela humanidade, não pra um homem só
e o desapego seja tão grande, e imenso
que a colheita se espalhe, que cruze os mares
que percorra os ares, e que seja grande o coração
de um homem não, mas toda a humanidade
que viva uma eternidade, sem ontem nem amanhã
que seja felicidade, e acima de tudo
que ame para sempre, pra sempre amar
tudo continua, sempre continua ..

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 01/12/2008



SE QUER SABER

Como saber o que é meu
Se eu nem sei quem sou

O que quero
Há de me fazer eu mesmo
Ou aquilo que eu queria ser

Não sei o que sou
Mas vejo que sei

O que vejo
Não sou eu
Nem posso ser

Agora nem sei
Se quero você

Nem quero saber

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 31/12/2008



AINDA BEM

Ainda bem que a sorte muda
de lugar
E quem espera ..



..pode esperar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 16/01/2009



QUEM TEM TEMPO

Quem tem tempo
Pra mais uma dança?

Quem tem tempo
Pra pensar como criança?

Dormir tarde pra acordar cedo
Acordar de madrugada com medo
Olhar o céu estrelado com alguém
Ligar pra quem te faz bem

Passa reto na contra-mão
Faz que sim, diz que não
Evita o toque e o olhar

Quem tem tempo
Não quer desperdiçar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 14/03/2009



FALTA

falta de argumentos, de tempo e de conquistas
falta de senso e incapacidade de observar
falta conversa e vida pra se espelhar
falta compreensão e falta olhar
falta de vontade pra desligar a tv.

quem te viu


quem te vê.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 21/03/2009



SOM DO S

Nada mais prossegue
A vida que se segue
Vai no sossego
Sem certeza
E sem saber, o cego
Satiriza o sério
E Como se fosse novo
O velho surpreende
E nos satisfaz
Assim, sorridente

Simples, assim

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 30/10/2007


CHOREI

Esta tarde eu chorei
E de repente, assim do nada
Resolvi me abrir pro mundo
Agora sou mais sorriso

Agora sou mais vida, e alegria
E ontem, sou sério e frio
Mas hoje, acho que hoje
Sou aquilo que sempre quis ser

Amanhã sou uma interrogação
Sou quase que uma negação
A tudo e todos que convivi
Hoje sou, e ontem ri

Amanha saberei quem desejo ser
Porque hoje, não serei eu.
Hoje, serei seu, serei meu
Agora e hoje serei amor

Mudarei de forma, mudarei de cheiro
Trocarei os pés pelas mãos
Trocarei tetos por chãos
Só pra ter certeza que hoje, não sou ontem

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 06/11/2007



SENTIMENTO E RAZÃO

Sentimento e a razão
Cérebro e coração
Eterna batalha de nossas vidas
E ganhador até hoje não houve

As vezes a razão tem sentimento
E as vezes sentimento nem razão tem
Razão vem de dentro, sentimento também
Sentimento é de todos e razão de ninguém

Se eu tenho razão
É você que não tem
Cada um sabe do amor
O amor de ninguém

Pois amor vem de dentro
Ou será que é razão
Quem tem razão no amor
Será que tem sentimento?

Será o amor pai do sentimento
Será que a razão é inimiga do momento
O amor é momento, ou amor é vida
A vida sem amor, é viver sem razão
E se razão nao tem sentimento
Já fui longe demais
E perdi meu coração

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 06/11/2007



ALÉM DA PORTA

O que é esta porta?
Esta porta em minha frente
Se abro, deixo minha duvida
Se não abro, me contorço de dor

Uma dor, uma duvida cruel
Querer saber o que é real
Mas se a realidade de nada vale
Que dirá do surreal

Tudo tão perdido e sem sentido
Nada se vê sobre este vale
De coisas sem nexo e pontualidade
O que fazer, O que dizer

Escrever, é meu vicio
Uma virtude?
Duvido
Mas talvez,
Talvez alguem me entenda
Por palavras tao pouco compreensiveis

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 08/11/2007



INTIMIDADE

Intimidade é segredo
Intimidade é verdade
Se escolhe a dedo
E só existe com vontade

De dois em dois
intimidade é formada
Se põe mais dois
Intimidade acabada


Intimidade é segredo
Intimidade é mentira
Intimidade se tira
Inimiga do medo


Intimidade é
initimade foi

intimidade que já passou

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 08/11/2007



OUTRA LÁGRIMA

Socorro,
lá vem o grito
Me ajudem
Impeçam esta lágrima

Me impeçam neste minuto de chorar
Parem a lágrima e só me deixe gritar
A raiva toda vai passar
O mundo então vai voltar a girar

Deixa esta palavra sair
Mas não deixe ela escorrer
Que estravaze de outra maneira
Que não seja como a torneira

Essas emoções agora tomam conta de mim
Eu sabia que um dia seria assim
Tente agora me impedir, de ecoar os gritos
Mas não impeça esta pobre gota d'água de escorrer em prantos

Socorro,
só me deixe a chorar
Não quero mais nada!
Por favor
Faça isto acabar.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 23/11/2007


SE VIRA

.


vira o jogo
vira a mesa
vira a capa
lê o verso
vê se esquece
lê direito
esquece o resto
vira o jogo
se
vira



.

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 03/04/2008



DESABAFO

Medo pontual
Sorriso distante
Desculpas elegantes

Minha estrela
Brilha ainda
Mais um dia


Meu sincero desabafo de mentira

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 22/03/2009



AMOR DE HOMEM E SEREIA

Com este canto de sereia
Me atraiu ao teu ninho
Me encheu de carinhos
Até que não visse mais areia

E bem devagarinho
Eu fiquei te acariciando
Até que chegou a hora
De você voltar nadando

Mas entenda que não posso
Nessa ilusão derradeira
Fingir que você é completa
Enquanto tem essa nadadeira!

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 18/11/2008



PROBLEMAS DE ADULTO-CRIANÇA

Quantos litros têm uma margem
Quantas palavras existem em coragem
Quantos presentes ganha Jesus

Acredito no amor,
Mesmo que seja ruim
Não acredito em Deus
Não acreditem em mim

Qual é o sujeito da solidão
Quem nasceu primeiro
Sentimento ou razão

De onde vem uma passagem
Quanto vale uma paisagem
Se está tudo ruim
Não quer dizer que você
Não pode dar um fim

Quantas pelúcias cabem
No coração de uma menininha
Quantos aromas de flores
Ja sentiu uma abelinha

Na vida tudo passa
Porque você tem que passar?
E porque quando voce chega
Eu perco quase todo meu ar?

São coisas da vida
Que agente tem que se acostumar
Do mesmo jeito que caímos
Damos um jeito de levantar

E se a vida te der um tapa
Ué! Dê outro nela também
Quem ouve o conselho da mamãe
Cresce e vira um Zé Ninguém

Se eu pudesse dar um conselho
Mas um conselhozinho só
Viva como achar melhor

Seja rico ou seja pobre
Seja sempre maior, seja nobre
Seja branco, preto, hétero ou gay
Seja sempre você mesmo,
Seja dono do seu reino, seja um rei

Lembre-se, está tudo na sua cabeça
E antes que eu me esqueça,
Já ia até me esquecendo
Suas orelhas e nariz vão continuar crescendo
Pelos quarenta começa a sentir dor
Lá pelos cinqüenta vem a menopausa
Daí haja ventilador!

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 18/11/2008



PROBLEMA

Uma dúvida me bateu
A gente pode se apaixonar por um poema
Um poema que é nosso?

Só eu sei o que eu posso
E sei que esse problema
É um problema só meu

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 27/11/2008


DEIXO PRA TRÁS

Esses versos sou em quem faço
E faço para meu divertimento
Eu tiro de mim esse sentimento
E leio sem nenhum pesar

E faço isso, porque eram meus
Um dia foram, hoje não são mais
Escrevo, leio e os deixo pra trás

[Que graça tem viver do sofrimento?]

Deixo pra outro se que se importe
Outro que não teve sorte
Escrevo minhas dores e vou passear

Cuidado com essa curiosidade
Vai, lê sofrimento, saudade
Depois, pobre coitado
Fica sentado, no chão a chorar

-Xô Saudade!-
Pegou seus versos
e foi lamentar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 01/12/2008



GRAVIDADE

O que vai
Desmoronando
ruindo

Aos poucos
Com leveza
Sutileza

De um jeito
Ou de outro
Chega sua hora

Sem introduções
preparações
ou ensaios

Cai

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 18/12/2008



AMOR DIVIDIDO

Poupe-me da incerteza
Que me tira a clareza
Poupe meu olho
Que cansado da lágrima

Pede um tempo ao coração
Este lhe diz que não

Ele já cansado de bater
E também bate sempre em vão
Pois não consegue esquecer
Aquela sua maior emoção

Vão ao mestre cerebral
Pedem um tempo, e tentam
Justificam o tal sofrimento

O sábio disse, um momento
Será que não se lembram
Que a dor que têm, afinal

Lhes ordenei, por não suportar
E por isso mesmo, pra não chorar
Não me doer, dividi com vocês

Não fosse o amor tão complexo
Eu mesmo haveria de entender
Mas já cansei até de pensar

Melhor que fique assim, dividido
E os três a sofrer e lamentar
Que assim têm, pelo menos
Um ao outro, a que consolar

Ricardo Rother
Publicado no Recanto das Letras em 23/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário